Especialistas trazem solução simples para tornar uma casa sustentável

sábado, 15 Julho, 2017

Diminuir o impacto de uma pessoa no ambiente é uma questão cada vez mais discutida por profissionais da área de construção.

Atualmente, casas e condomínios são projetados para receber luz natural e aproveitar a água da chuva.



Se você tem interesse em reduzir suas contas e ainda contribuir com o meio ambiente, existem dois caminhos: adaptar sua casa ou construir seu novo lar planejando técnicas sustentáveis.

Existem intervenções básicas e mais caras que podem ser incorporadas em uma construção existente.

              

Adaptar sua casa

O primeiro passo e mais simples pode ser a substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas de led(luz de led traz até 85%de economia), também é possível trocar o chuveiro elétrico pelo aquecimento solar.

“Essas intervenções tem menor impacto na construção existente e são mais baratas”.



Há também a possibilidade de fazer intervenções mais caras, como a instalação de placas fotovoltaicas, para gerar energia elétrica.

              

Reutilizar a água do tanque e máquina de lavar é outra técnica muito adotada. Basta instalar um filtro simples, que vai reutilizar a água e que poderá ser usada para descarga, regar as plantas e até  lavar a calçada, por exemplo.



Construir uma casa sustentável

O que determina se sua casa é sustentável é a forma como seu projeto foi desenvolvido. Se entrar pouca luz natural, por exemplo, será necessário aumentar o uso de energia elétrica.

“A orientação da construção em relação ao sol vai influenciar diretamente na entrada de luz direta ou indireta nos cômodos e isso pode aumentar a utilização de lâmpadas”.



Equipamentos para reutilização de água das casas e água da chuva necessitam de um investimento grande, mas em longo prazo valem a pena devida a redução das contas ele gera.



Quer saber mais? Entre em contato com o Grupo LA.